ENEM: COMO DEVEMOS NOS ALIMENTAR NOS DIAS DAS PROVAS

Nos dias da prova do Enem, prefira consumir alimentos de fácil digestão para evitar sonolência e desconforto abdominal. Outra dica é não consumir alimentos de alto índice glicêmico, como doces, chocolates, refrigerantes etc., que podem causar hipoglicemia e reduzir a capacidade intelectual. Esses alimentam elevam a glicemia muito rapidamente e, em seguida, provocam sua queda. Evite também alimentos muito excitantes (café e chá preto, mate e verde), pois também podem diminuir a concentração.

Todas as refeições do dia devem ser realizadas.
- Fazer 5 a 6 refeições no dia com intervalos não superiores a três horas. Compostas de desjejum, almoço e jantar. Mesmo na hora de prova, explico mais abaixo, leve sua barra de cereal, frutas in natura ou secas, por exemplo.

1) Para o desjejum consumir leite ou iogurte magros, pães integrais com queijos magros, frutas ou sucos naturais.

2) O almoço e o jantar devem ser compostos por saladas de vegetais e legumes coloridos, crus e cozidos, carnes magras, um tipo de carboidrato – arroz ou macarrão (de preferência integral) ou inhame ou mandioca ou milho. Não deixar de consumir uma leguminosa (feijão, lentilha, grão de bico ou soja).

3) Para os lanches durante as provas – preferir frutas, barras de cereais, frutas secas, nozes, castanhas, amêndoas e sucos naturais, sanduíches leves e água.

4) Durante o dia não esquecer de beber muita água, bem como, sucos naturais e água de coco (de preferência natural).

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