Alimentos que controlam a TPM

A tensão pré-menstrual (TPM) é um conjunto de mudanças hormonais que dão início a uma gama de sintomas físicos e emocionais nas mulheres. Estes sintomas podem variar de raiva e irritabilidade, a cólicas abdominais e sensibilidade nos seios, e algumas até sentem desejos incontroláveis por certos tipos de comida. A TPM costuma acontecer de 7 a 14 dias antes da menstruação e pára assim que a menstruação começa.

Até 40% das mulheres que menstruam sentem os sintomas de TPM [referência] – em inglês. Na maioria dessas mulheres, a TPM não é nada mais do que uma pequena chateação. Mas em cerca de 5%, os sintomas podem debilitar a ponto de interferir no dia-a-dia.

Há mais de 150 sintomas diferentes associados com à TPM, o que faz com que ela seja um problema difícil de se diagnosticar. Embora não haja um exame específico para a TPM, os médicos podem recomendar exames para excluírem a possibilidade de ser algum outro problema com sintomas semelhantes. Quando os sintomas de uma mulher coincidem com o ciclo menstrual e os resultados dos exames de outras doenças são negativos, a TPM é considerada a causa dos sintomas. Manter um diário sobre os sintomas que você sente a cada mês (em inglês) ajuda bastante a confirmar o diagnóstico.

Fonte: HowStuffWorks (Como tudo funciona)

Esta entrada foi publicada em Nutrição Funcional e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta